Rede wifi
Os DBDs realizam a transmissão de dados através da conexão também em rede wi-fi. Para o bom funcionamento do sistema de modo a garantir atualizações remotas de versões e a transmissão das imagens capturadas para realização do reconhecimento facial, as garagens dos operadores deverão contar com uma infraestrutura de wi-fi mínima de que possua ampla e completa cobertura na área em que os ônibus ficam estacionados.
As características necessárias são:
• ssid: ONBOARD (respeitando as letras maiúsculas e minúsculas).
• senha: consultar o suporte da ONBOARD para que seja informada.
• segurança: WPA-PSK2
• Nível de SNR (razão entre Sinal e Ruído) de, no mínimo, 20dB.
• Intensidade de sinal mínima de -67 dBm para qualquer ponto da garagem em que os ônibus transitem ou fiquem estacionados.
• Sobreposição de sinal, ao menos nas áreas de maior concentração de veículos para que não corra o risco de não haver transmissão caso um AP apresente problemas.
• Não utilização de pontos de acesso indoor (dentro de oficinas ou áreas cobertas), salvo algumas situações específicas em que todos os ônibus se localizem numa região deste tipo.
• Cabeamento certificado e blindado, com conectores blindados, que resistem à exposição pelo tempo.
• Switches Gigabit para transmissão de informações pelos cabos passados pela garagem.
• Os AP’s (Access Points) precisam se de modelos outdoor, que resistem às chuvas, poeira e umidade, além de possuírem uma melhor performance.
A rede wi-fi servirá como contingência para a rede móvel e é a melhor solução para a garagem. Além disso, as imagens do Reconhecimento Facial trafegarão exclusivamente pelo wi-fi, prezando pela contenção de dados móveis.
Considerações adicionais:
A infraestrutura para comunicação via wi-fi dos DBDs é de responsabilidade do cliente.
Cliente deve certificar-se que o sinal do wi-fi é de boa qualidade, sinal baixo causa quedas e lentidão na transmissão.
Recomenda-se, no dia da instalação dos equipamentos e software, ter em sobreaviso o responsável pela parte de informática da empresa, seja interno ou terceiros, visando prestar suporte e/ou auxílio ao instalador no que tange questões de rede e/ou servidor.
Roteador deve ter acesso à internet e é recomendado a contigência de provedores. Em se tratando de fibra ótica, o ideal é que a redundância seja de provedores que não possuam o mesmo tronco, ou seja, que o caminho da ligação não seja o mesmo e a fibra venha de uma fonte diferente.
Compreendendo bem a situação apresentada acima, o melhor caminho a se tomar é realizar, antes da implantação do sistema de transmissão wi-fi nas garagens, ou mesmo depois de as garagens já terem um sistema, um Site Survey, que consiste numa pesquisa acessibilidade e qualidade de sinal em toda a área da garagem em que os ônibus circularão. Desta maneira, será garantido que todos os pontos sejam devidamente cobertos. Além disso, é possível a realização de um Site Survey preditivo, ou seja, a partir do projeto da garagem, de maneira remota, uma equipe tem condições de descrever qual seria a melhor abordagem e os melhores pontos de colocação dos APs, cabeamento e equipamentos outdoor.