Instalação de Catraca do Tipo OBC-TE02
A catraca OBC-TE02 é voltada para operações com duas solenóides que controlam qual sentido de giro será liberado para a entrada ou saída dos passageiros. Para este tipo de funcionamento os materiais necessários para instalação são:
Um Dispositivo de Bilhetagem Digital (DBD) da Onboard.
Um conector DB25 soldado ao cabos mangas de 4 vias 22AWG seguindo as especificações da sua operação.
Uma catraca, e que a mesma contenha duas solenóides e o sensor de fim de giro⁷.
Uma placa de interface de sinais composta por optoacoplador e relé, com tensão máxima de operação de 24V em corrente contínua⁸
.
Equipamentos recomendados:
Um alicate universal, ou um kit e alicates.
Um multímetro com funções de voltímetro, amperímetro e continuidade.
Um rolo de fita isolante ou isolantes termo retráteis.
Um ferro de solda.
Um rolo de estanho.
Um jogo de chaves de fenda e Phillips.
A instalação deve seguir o diagrama mostrado na figura 35. As cores dos fios usados nas ligações são meramente ilustrativas, atente-se a coloração presente no cabo ligado ao conector DB25 que contenham os sinais de interesse que são:
Sinal Pino do DB25
S1 OUT Pino 05
S2 IN Pino 08
Solenóide + Pino 07
Solenóide - Pino 19
⁷ Para operações do tipo OBC-TE02 são utilizados sensores indutivos. Tais sensores captam a proximidade de objetos metálicos a curtas distâncias. Os mesmos podem ter duas variações no que diz respeito ao sinal lógico enviado. Siga atentamente as instruções de instalação do fabricante. Os aparelhos de bilhetagem digitais da Onboard possuem a capacidade de detectar o estado inicial dos mesmos e assim prosseguir com a operação, mas o fio que leva o sinal deve estar ligado ao pino correspondente indicado na tabela acima. Esse sensor NÃO É FORNECIDO PELA ONBOARD, sua aquisição é feita em lojas de eletrônicos. Em caso de dúvida, entre em contato com o suporte da Onboard para instruções de compra e instalação.
⁸ As placas de interface são adquiridas de maneira individual em lojas de eletrônicos e NÃO SÃO FORNECIDAS ou PRODUZIDAS PELA ONBOARD. Contudo, em caso de dúvida, entre em contato com o suporte da Onboard para instruções de instalação e aquisição.
Fig. 35: Esquemático de ligação da catraca tipo OBC-TE02 (sensor de fim de giro e duas solenóides). Ele apresenta a tensão de operação de 24V, padrão em muitos ônibus, mas deve-se ressaltar que o DBD possui a capacidade de operar em níveis de tensão entre 12V à 24V contínua (CC ou DC).