Módulo que compreende todo o monitoramento da operação do sistema da CONTRATANTE, baseado no recebimento de informações em tempo real, transmitidas pelo DBD (Dispositivo de Bilhetagem Digital).
Este permite o monitoramento em tempo real das linhas e veículos em operação com a emissão de alerta e a possibilidade de comunicação com os motoristas. A visualização pode ser feita no modelo sinótico ou cartográfico.
Modelo de visualização da operação que simula os trajetos das linhas de ônibus em duas linhas horizontais (a primeira referente ao percurso de ida e a segunda referente ao percurso de volta) com pontos distribuídos ao longo delas representando as paradas de ônibus daquela linha. Baseado nas informações recebidas pelo DBD o sistema mostra todos os veículos operando naquela linha em tempo real, deixando claro o posicionamento de cada veículo baseado na proximidade com os pontos e/ou outros veículos.
O sistema permite ainda a opção de visualizar informações organizadas em um código cromático que facilita o rápido entendimento dos possíveis problemas em cada linha da operação, tais como: atraso ou adiantamento dos veículos, intensidade do trânsito em cada trecho do trajeto.
Além disso, o operador tem a possibilidade de selecionar um veículo para uma visualização detalhada de todas as informações do veículo e de seu motorista, com a possibilidade de enviar mensagens em tempo real ao motorista. Da mesma maneira, o operador pode selecionar uma parada para ter acesso a uma série de informações detalhadas daquele ponto, bem como gráficos de embarque e desembarque.
Modelo de visualização da operação que mostra o percurso real das linhas plotadas em um mapa, com pontos distribuídos ao longo do trajeto representando as paradas de ônibus daquela linha. Assim como no modelo sinótico, baseado nas informações recebidas pelo DBD, o sistema mostra todos os veículos operando naquela linha em tempo real e permite a visualização das informações organizadas em código cromático.
Este submódulo permite acompanhar o histórico de viagens realizadas, através da visualização em mapa. O submódulo conta também com informações de fiscalização das viagens registradas.
Mostra o percurso real das linhas plotadas em um mapa. Assim como no submódulo Ao Vivo, é baseado nas informações recebidas pelo DBD. O sistema mostra o tempo e o percurso realizado pelos veículos, sendo possível utilizar os botões de play/pause para acompanhar a viagem.
Ao clicar sobre um veículo no mapa, é possível conferir os dados da linha, do carro e da viagem.
A aba Fiscalização apresenta uma tabela com as informações das viagens realizadas. Informa: ID da viagem, Linha, Veículo, Motorista, informações de partida, informações de chegada, atrasos, adiantamentos, pontos sem parada e desvios de rota. Ainda é possível conferir o Laudo da Viagem, além de exportar as informações em PDF ou CSV.
Este submódulo permite a geração de links de mensagens para exibição em painéis de mensagem variável dispostos em paradas, estações e terminais da operação. Estas mensagens informam o passageiro sobre a localização do veículo na linha, assim como a previsão horária de chegada e saída nos pontos.
Ao configurar um novo painel de mensagem variável, será necessário escolher uma parada na tabela principal. Em seguida, escolher uma ou mais linhas que passam pela parada e seu respectivo sentido (ida ou volta).
Após esta definição, um link será gerado com as informações do painel.
O submódulo Registro de KM permite à CONTRATANTE acompanhar a quilometragem rodada pelos veículos, comparar dados informados por motoristas com registros do GPS e configurar regras de auditoria. Também é possível definir se a coleta de informações será obrigatória no início e/ou fim das viagens e estipular o valor do quilômetro para cálculo mensal.
O submódulo Fiscalização relaciona as viagens programadas na escala do dia com as viagens efetivamente realizadas no período analisado. A tabela apresenta informações detalhadas, incluindo status, linha, horários de saída e chegada, início e término programado versus realizado, veículo e motorista atribuídos, além do serviço correspondente. Esses dados permitem à CONTRATANTE monitorar a execução das operações e identificar divergências entre o planejado e o realizado.