Operação

Módulo Operação

Módulo que compreende toda a configuração da Operação do sistema operado pela CONTRATANTE, como a informação sobre garagens, terminais, pontos, tarifas, linhas, itinerário e pedágios. 

Submódulos

Linhas

O submódulo compreende o gerenciamento das Linhas do sistema. Através deste submódulo é possível a consulta, inclusão, alteração e remoção de Linhas, assim como a ativação ou inativação de uma Linha que, quando estiver inativa, não deve permitir a sua vinculação na abertura de serviço no DBD Dispositivo de Bilhetagem Digital e nem aparecer para os Passageiros nos canais de informação.

As linhas possuem interface direta com os DBDs — Dispositivos de Bilhetagem Digital — que referenciam uma linha para envio dos logs, e isso é utilizado no cálculo da tarifa a ser aplicada, exportação de relatórios e outras ações. Através dele o gestor tem autonomia de alterar tarifas e regras de negócios atreladas.

O submódulo apresenta uma tabela com todas as linhas operadas pela CONTRATANTE, detalhando informações de lote, prefixo, nome da linha, tarifa, tipo da linha, paradas, modelo da linha e atual status. É possível alterar rapidamente a visualização das linhas em operação, optando por visualizá-las agrupadas por lotes também. 

Aba Linhas

O cadastro das linhas deve ser feito individualmente e deve e suas características, como seu tipo (municipal ou intermunicipal), seus trechos, pontos de paradas, sentidos, tarifas, políticas tarifárias e pedágios associados. Após definida, também é possível a pesquisa, edição e remoção das mesmas.

Na criação ou edição de uma linha, é possível definir:

I) Informações gerais:

a) Ônibus

b) Metrô

a) Urbano

b) Intermunicipal

c) Interestadual

d) Internacional

a) Radial

b) Malha

c) BRT Bus Rapid Transit

a) Diametral

b) Perimetral

c) Radial

d) Local

e) Circular

a) Alimentadora

b) Troncal

c) Expressa

d) Especial

e) Seletiva ou Executiva

f) Rural

g) Escolar

h) Corujão

a) Tarifa Única

b) Tarifa Seccionada

II) Informações de Trajeto

As linhas são definidas, além dos dados bases, de um ou mais trechos. Uma seção define um ponto de origem e um ponto de destino, que por sua vez são compostos de latitude e longitude além de um raio (área) relacionado. Elas podem ser linhas normais, possuindo o sentido de IDA ou VOLTA, mas também podem ser CIRCULARES, onde a origem é a mesma do destino, mas existe um ponto em específico que dita onde é feita a inversão da linha, IDA ou VOLTA de forma automática utilizando os dados de GPS do DBD (Dispositivo de Bilhetagem Digital).

III) Informações de Paradas

As linhas possuem uma sequência ordenada de pontos de parada.

Ao associar uma parada à linha, é possível buscar na barra de pesquisa ou adicioná-la manualmente.

III) Informações de Tarifas

As linhas podem possuir uma ou mais tarifas associadas. Uma tarifa tem a sua data de início e fim. Uma nova tarifa vale apenas após o encerramento da anterior. Isso é chamado de Tarifa Pública. Todos os outros descontos, benefícios, cupons, etc. que alteram o valor a ser cobrado, se aplicam em cima do valor da Tarifa Pública, mas são controlados pela entidade de regra de negócios, que podem ser aplicadas às linhas conforme a necessidade. A Tarifa Pública é a tarifa simples, sem complexidades adicionais.

No caso de linhas seccionadas, a cobrança de tarifas pode se dar em função da localidade, da quilometragem percorrida, ou com base em outro sistema de cobrança. Nestes casos, o princípio a ser observado é o da não cobrança de uma tarifa cheia para alguém que ande parte do trajeto. Para operacionalização de Sistemas Seccionado, são utilizados um DBD na entrada e outro na saída do veículo para autenticação e validação das informações de cobrança. Qualquer outra configuração neste sentido deverá ser discutida com a ONBOARD.

IV) Informações de Políticas Tarifárias

Ative uma ou mais políticas tarifárias na linha cadastrada. O benefício associado será aplicado sobre o valor da tarifa na linha. 

IV) Informações de Pedágios

Após cadastrar o pedágio no submódulo Pedágios, informe a presença de pedágios na linha cadastrada. Dessa forma, o valor do pedágio será calculado na tarifa e nas políticas tarifárias cadastradas.
Para linhas seccionadas, informe o trecho que contempla o pedágio. Dessa forma, o valor do pedágio incidirá apenas na tarifa do trecho.

Aba Lotes

A aba Lotes permite criar agrupamentos de linhas. Ao criar um novo lote, informe o nome e a cor correspondente. Em seguida, associe as linhas já cadastradas ao lote.

Paradas

O submódulo permite a consulta, inclusão, alteração e remoção de pontos que correspondem às paradas dos ônibus para o embarque e desembarque de passageiros. O cadastro das paradas deve ser feito individualmente ou por lote a partir das suas coordenadas geográficas, além de seus respectivos nomes, se a parada possui cobertura e baia. Todos os Terminais serão cadastrados automaticamente como pontos.

O submódulo disponibiliza uma tabela que possibilita a busca por uma ou mais paradas, assim como a sua visualização plotada em um mapa. O submódulo ainda disponibiliza a visualização de diversos dados sobre a parada selecionada, como Linhas que passam por aquela parada, além do número de embarques e desembarques em cada ponto e a respectiva contribuição por Linha, dia e faixa horária, tudo apresentado em um gráfico. Os dados de embarques e desembarques são provenientes dos Equipamentos de Contagem de Passageiros em Linhas de Tarifa Única ou dos DBDs em Linhas Seccionadas que possuem os equipamentos na entrada e na saída dos veículos. 

Seções

O submódulo compreende a gestão de todas as seções da operação. Uma seção define um ponto de origem e um ponto de destino, que por sua vez são compostos de latitude e longitude. Para criar uma nova seção, é necessário criar duas novas paradas ou utilizar as paradas já registradas anteriormente no sistema.

Garagens

O submódulo permite a consulta, inclusão, alteração e remoção de Garagens. Uma Garagem é para onde os ônibus são recolhidos para limpeza, abastecimento, manutenção e reparos. O cadastro das Garagens deve ser feito individualmente e deve conter uma série de informações.

Quando o operador seleciona ou inicia o processo de criação de uma garagem, o sistema disponibiliza três novas seções, relativos à garagem em questão, são elas:

Geral

Nesta seção é onde se cadastra as informações sobre a garagem, tais como: nome da garagem, CNPJ, cidade, informações de endereço, telefone, nome do responsável e tipos e quantidades de carros que operam nesta garagem.

Área da Garagem 

Nesta seção é possível a demarcação, em um mapa, da área geográfica da Garagem. O sistema disponibiliza uma série de ferramentas para o operador desenhar essa área em um mapa, de maneira simples e intuitiva.

Área de Serviços

Nesta seção é possível a subdivisão da área da garagem criada na seção anterior nas seguintes áreas de serviço:

A localização da Garagem assim como a demarcação de suas áreas de serviço serve para a localização, acompanhamento e histórico dos veículos no Módulo de Monitoramento.

Terminais

O submódulo permite a consulta, inclusão, alteração e remoção de Terminais. Todo Terminal é um ponto de embarque e desembarque de passageiros, assim como uma estação, para operações de metrô. O cadastro dos Terminais deve ser feito individualmente.

Quando o operador seleciona ou inicia o processo de criação de um terminal, o sistema disponibiliza três novas seções, relativos ao terminal em questão, são elas:

Geral

Nesta seção é onde se cadastra as informações sobre o terminal, tais como: nome do terminal, taxa de embarque, informações de endereço, latitudes e longitudes iniciais e finais e dias e horários em que o terminal opera. É possível definir os dias e horários de funcionamento a partir de um único dia da semana ou para um conjunto de dias e para uma única faixa horária ou para um conjunto de faixas horárias. Entre os dias da semana existe a opção “feriado” e o sistema consegue fazer a identificação automática dos feriados nacionais, estaduais e municipais definidos na Configuração de ambiente do Módulo Gerenciamento de Empresa.

Área do Terminal

Neste submódulo é possível a demarcação, em um mapa, da área geográfica do Terminal como a de suas Plataformas e Bloqueios.  O sistema disponibiliza uma série de ferramentas para o operador desenhar essa área em um mapa, de maneira simples e intuitiva.

Gerenciar Bloqueios 

A seção também permite a consulta, inclusão, alteração e remoção de Bloqueios. Os Bloqueios devem ser cadastrados e divididos por conjuntos a partir do nome do Conjunto de Bloqueios e a quantidade de Bloqueios que compõem o conjunto. A sequência de Bloqueios de um mesmo conjunto deve ser definida sempre em ordem crescente, da esquerda para a direita, respeitando o sentido da entrada do conjunto. Essa ordenação servirá como orientação para instalação dos DBDs - Dispositivos de Bilhetagem Digital nos bloqueios e o seu respectivo monitoramento no Submódulo DBDs.

Cercas

Uma cerca é uma área no mapa que impede a integração entre linhas, impedindo fraude. O submódulo Cercas permite a adição e gerenciamento dessas áreas no mapa da operação.

É possível também acessar a visualização em Mapa de todas as cercas cadastradas.

Pedágios

O submódulo permite a consulta, criação, exclusão e gerenciamento dos pedágios ao longo das rodovias. As informações necessárias para o cadastro de um ponto de pedágio que aparecem nos campos a serem preenchidos são:

I) nome do pedágio

II) endereço e km da rodovia

III) valor da tarifa

IV) latitude e longitude iniciais e finais

V) ponto de referência opcional

Os pedágios cadastrados são exibidos em forma de tabela, com colunas reservadas para informações básicas: nome, endereço e tarifa do pedágio. Ao selecionar uma linha da tabela o sistema traz um drawer lateral com as demais informações daquele ponto de pedágio, bem como as linhas que passam por ele e um mapa com sua localização exata, para facilitar a visualização.

A tarifa definida em um ponto de pedágio é automaticamente adicionada à equação do valor de composição da tarifa de uma linha, disponibilizada na seção Tarifas do submódulo Linhas.