A página principal permite ao usuário abrir, pausar e fechar caixa, além de exibir todas as opções de venda disponíveis para o Ponto de Venda e exibir todo o histórico de vendas do turno. Veremos a seguir como utilizar cada funcionalidade.
Para realizar uma venda, o sistema exige a abertura de um novo turno.
Para abrir o turno, é possível:
Informar a senha do supervisor;
Informar o valor disponível no caixa para troco;
Informar o guichê que será utilizado para abrir o caixa.
Para isso, é necessário habilitar ou não a obrigatoriedade das informações nas configurações da rede de venda.
Caso o vendedor precise se ausentar brevemente do ponto de venda, poderá pausar o turno ao invés de fechá-lo.
Para iniciar, deverá abrir o caixa novamente.
No final do dia, poderá fechar o turno.
Na impressão do comprovante, é possível conferir os valores arrecadados por modalidade. Além disso, se houver repasses de motoristas, o comprovante também irá exibir.
Nos casos em que há agendamento de abertura automática — configurado na área de Rede de Venda do BDOS — as ações manuais de abertura e fechamento do caixa são desativadas, seguindo apenas as regras definidas na programação.
Antes do horário agendado, não é possível abrir o caixa. Após esse horário, o sistema realiza o fechamento automaticamente. Caso não exista outra programação prevista, o caixa poderá ser reaberto manualmente.
Para vender passagens unitárias ou por linha, clique na opção “Venda de Passagens”.
A venda de passagens unitárias, ou seja, que não são exclusivas de uma linha, poderão ser emitidas na opção “Unitária”.
A venda de passagens de linhas seccionadas (mais de uma tarifa na mesma linha) ou linhas de tarifa única é através da opção “Por Linha”.
Para recarregar créditos na conta dos passageiros, utilize a opção de “Venda de Créditos”.
Em seguida, informe os dados do passageiro para realizar a recarga e siga com o fluxo de pagamento.
Com base no cadastro de produtos no módulo de Bilhetagem > Produtos do BDOS, eles serão exibidos nas opções de "Produtos" na Rede de venda.
Os produtos cadastrados no BDOS podem ser:
Tipos de cartões;
Reserva de passagens.
Para os casos de motoristas que realizam vendas embarcadas e precisam repassar para a operação, é possível que o Ponto de Venda colete os valores arrecadados para realizar esse repasse.
Para isso, é necessário preencher os dados da viagem ou os dados do motorista.
Para as operações que trabalham com reserva de passagens, tanto de passageiros quanto de veículos (para o caso de balsas), é possível realizar a reserva de passagem no ambiente de Rede de Venda.
Para isso, é necessário informar qual o dia, a linha e horário que deseja realizar a reserva. Em seguida, seguir para o método de pagamento.
Nos casos de veículos, é necessário informar os dados do veículo e dos perfis do momento do embarque.
Passagens reservadas podem ser canceladas a qualquer momento, desde que não tenham sido utilizadas. Para isso, acesse a opção Reserva de Passagem e clique em Cancelar Passagem.
Na janela que será exibida, informe o código da passagem, o valor a ser devolvido e a justificativa ou observação sobre o cancelamento.
Após a confirmação, o cancelamento será registrado no histórico do caixa e a passagem não poderá mais ser utilizada.
Para os casos de clientes que realizam a reserva de passagem via e-commerce, será necessário realizar a validação da passagem no momento do embarque no pedágio.
Para isso, informe os dados da passagem, confira se as informações da reserva estão conforme o veículo e passageiros do momento do embarque.
Caso queira realizar algum ajuste na passagem, será necessário realizar a cobrança dos valores adicionais do cliente.
Com o turno aberto, é possível consultar todo o histórico das vendas realizadas durante o turno corrente.
Para isso, arraste a página para a direita.
Além da conferência das vendas, é possível reimprimir passagens, comprovantes e realizar o estorno das vendas.