O módulo “Clientes > Passageiros” exibe o cadastro de todos os passageiros da operação. Diferentemente do BDOS Web, na aplicação desktop as funções e informações são limitadas, com foco principal na associação do usuário a uma mídia ou informações de perfis associados.
Veremos a seguir como navegar no submódulo.
Clique no menu superior esquerdo;
Acesse o módulo Clientes;
Em seguida, o submódulo Passageiros.
Clique na ilustração para carregar e conferir a listagem.
Para buscar um passageiro específico, filtre pelas informações:
Nome;
Documento;
E-mail.
Clique em “Aplicar" para buscar no banco de dados.
Ao clicar no checkbox do lado esquerdo do nome do passageiro na tabela, a janela de opções à esquerda permitirá editar o cadastro.
Clique no botão de editar para acessar o cadastro do passageiro.
Na aba cadastro é possível:
Consultar saldo do passageiro;
Editar as informações de cadastro do passageiro, clicando no ícone de lápis na barra superior;
Após realizar as alterações, clique em “salvar” para registrar.
A aba de dispositivo exibe todos os dispositivos associados ao cadastro do passageiro, bem como seus respectivos status.
Algumas ações podem ser realizadas nesta aba:
Bloquear e desbloquear dispositivos;
Adicionar novos dispositivos;
Emitir segunda via de dispositivos.
Para associar dispositivos, certifique-se que seu usuário tem a permissão necessária no BDOS Web, no módulo Gerenciamento > Empresa > Pessoas > Parametrizações (no cadastro).
Para alterar o status de um dispositivo:
Clique no botão da lateral direita na linha do dispositivo exibido na listagem, tanto para bloquear quanto ativar.
Para adicionar um novo dispositivo, garanta que a leitora de cartões esteja conectada com o computador utilizado.
Clique no ícone de “+” para adicionar novo dispositivo;
Informe que o dispositivo adicionado será um cartão;
Com base no cadastro de produtos no BDOS, selecione o tipo de cartão que será emitido;
Caso a primeira via seja cobrada, confirme o valor da operação - o valor será cobrado do saldo do passageiro.
Também é possível isentar o pagamento;
Por fim, aproxime o cartão na leitora NFC, já conectada no computador, para a leitura e associação com a conta do passageiro.
Caso a cobrança da primeira ou segunda via não possam cobrar diretamente do saldo do passageiro, a cobrança deverá ser feita via rede de venda, com a venda de produtos.
Nesse caso, o método de pagamento será o habilitado para cobrança na rede de venda utilizada. Em seguida, no cadastro do passageiro, será exibido um dispositivo com o status “Pendente”.
Para emitir o dispositivo pendente no BDOS Desktop, é necessário:
Clicar em emitir;
Aproximar o cartão na leitora NFC;
A operação será automaticamente concluida e o novo cartão estará associado ao passageiro.
A aba de documentos exibe as informações associados ao cadastro do passageiro.
Algumas ações podem ser realizadas nesta aba:
Excluir documentos;
Adicionar novos documentos.
Para excluir documentos:
Clique no ícone de lixeira;
Confirme a operação.
Para adicionar documentos:
Clique no ícone de “+”;
Selecione o tipo de documento que deseja adicionar;
Informe os dados;
Confirme a operação.
A aba de perfis exibe os perfis de benefícios associados ao passageiro.
Algumas ações podem ser realizadas nesta aba:
Ativar ou inativar o perfil;
Editar a validade do perfil.
Para alterar as informações dos perfis, certifique-se que seu usuário tem a permissão necessária no BDOS Web, no módulo Gerenciamento > Empresa > Pessoas > Parametrizações (no cadastro).
Para bloquear o status de um perfil, clique no ícone de bloqueio;
Para ativar um perfil, clique no ícone de check.
Clique na data localizada abaixo do nome do perfil;
Selecione a nova data e horário;
Confirme a operação;
Clique em salvar para confirmar a operação.