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O módulo de configuração de DBD é responsável pela instalação, desinstalação e alteração de status dos Dispositivos de Bilhetagem Digital adquiridos e instalados fisicamente em ônibus e estações.
Para realizar esta instalação, os ônibus e estações já deverão estar previamente cadastrados via BDOS — clique para conferir como cadastrar um veículo e estações e terminais.
Instalar
Para instalar um novo DBD (Dispositivo de Bilhetagem Digital), o técnico deverá:
Clicar em Configurar DBD;
Clicar em Instalar.
Em seguida, é necessário escolher se o dispositivo será instalado em um ônibus ou um terminal/estação. Veremos a seguir como instalar em cada caso.
Instalar: Veículo
Para dar a continuidade na instalação em um veículo, o técnico deverá:
Clicar em Ônibus;
Buscar na listagem o veículo desejado;
Definir a posição do DBD no veículo;
Informar se é um dispositivo na entrada ou saída;
Apontar o QR Code gerado para o leitor do DBD.
A partir deste momento, o dispositivo está associado ao veículo e posição configurados.
Instalar: Estação
Para dar a continuidade na instalação em uma estação, o técnico deverá:
Clicar em Estação;
Buscar na listagem a estação desejada;
Informar o conjunto/bloqueio no qual o DBD será posicionado;
Definir a posição do DBD no conjunto;
Apontar o QR Code gerado para o leitor do DBD.
A partir deste momento, o dispositivo está associado ao veículo e posição configurados.
Desinstalar
Para desinstalar um DBD (Dispositivo de Bilhetagem Digital), o técnico deverá:
Clicar em Configurar DBD;
Clicar em Desinstalar.
Em seguida, é necessário escolher se o dispositivo será desinstalado de um ônibus ou um terminal/estação. O fluxo de desinstalação é o mesmo que o fluxo de instalação.
Alterar Status
Em um bloqueio, é possível definir se um Dispositivo de Bilhetagem Digital ativo permitirá aos passageiros a entrada e saída pela mesma catraca, somente um sentido (entrada ou saída) ou ainda se permanecerá bloqueado.
A alteração de status pode ser realizada via BDOS (para saber como realizar a alteração, clique aqui) ou manualmente pelo aplicativo de operador. Pelo aplicativo, o operador deverá:
Clicar em Alterar Status;
Digitar a senha;
Escolher o novo status do bloqueio;
Apontar o QR Code gerado para o DBD.
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