Bilhetagem

Módulo Bilhetagem

Módulo que compreende toda a configuração da bilhetagem, como a criação e manutenção de perfis cadastrais, tarifas e políticas tarifárias, além de cadastrar cartões de transporte, DBDs e integrações.

Submódulos

DBD

Submódulo que compreende o gerenciamento dos Dispositivos de Bilhetagem Digital do sistema. Através deste módulo é possível a pesquisa, inclusão, alteração e remoção dos equipamentos do sistema. Este submódulo permite o controle dos equipamentos em operação, visualizando informações como ID e número serial, local de instalação, horário da última atualização, entre outras informações.

O submódulo DBD possui as seções: 

Operação

Apresenta uma tabela com os detalhes de cada DBD, como ID e número serial, tipo de instalação (móvel ou fixa), o local (estação/terminal ou prefixo do veículo), a data e a hora da última atualização, posição no bloqueio (número ou entrada ou saída), seu status (operacional e não operacional), tipo do giro, tipo do DBD e a sua posição. No canto superior é apresentado um pequeno gráfico com a divisão entre os três status (operacional, não operacional e sem comunicação).

É possível abrir os dados detalhados de cada Dispositivo, observar no mapa aonde o DBD está no momento e também visualizar o histórico de alteração contendo as mudanças de status do equipamento e o responsável pelas alterações com a respectiva data e hora das alterações.

Os status do equipamento podem ser:


Os status do equipamento respeitam o seguinte fluxo: Disponível >> Instalado >> Operacional >> Instalado >> Disponível.

Atualizações

Apresenta uma tabela com informações sobre o DBD, Serial, Versão, Local de instalação, referência de bloqueio instalado, Status Operacional, Tipo, Giro (entrada ou saída), Conectividade, Data da última atualização e botões de ação — atualizar, restaurar versão e mais informações.

Através dessa aba é possível conferir quantos DBDs estão em cada versão de atualização. Também é possível atualizar todos os DBDs registrados, simultaneamente.

Cartões de Transporte

Todos os cartões da operação, vinculados ou não a uma conta, estão registrados neste submódulo. 

O submódulo possui duas seções:

Inventário

A aba Inventário apresenta a tabela com todos os cartões já registrados no sistema. Nas colunas, as informações apresentadas são: Número, Número Impresso, Lote, Tipo, Local (associado ao estoque), Status (Criado, Atribuído, Perso, Inicializado, Bloqueado, Fragmentado) e, na última coluna, o ícone de Mais informações.

Ao clicar no ícone de informações do cartão, é possível visualizar as informações de cadastro, assim como o local em que está armazenado. No drawer de informações também é possível bloquear o cartão, destruí-lo, editar suas informações de cadastro e excluí-lo.

Locais

A aba Locais apresenta os endereços nos quais os cartões ficarão associados. Na tabela, são apresentadas as informações de Nome, Endereço e Responsável. Na última coluna da tabela, o botão de Mais Informações expõe as informações de cadastro e a listagem de cartões, além dos botões de editar e excluir local.

Perfis

Todo cadastro de Passageiros no Sistema operado pela CONTRATANTE será feito a partir de um “cadastro base”, com as informações definidas pela CONTRATANTE. O “cadastro base” dará direito ao “perfil comum”, caso o cliente deseje se candidatar, ou seja, associado a algum outro perfil criado pela CONTRATANTE, o solicitante terá que apresentar informações e documentos comprobatórios adicionais que serão definidos neste submódulo no momento de criação do Perfil.

Não haverá limite máximo de Perfis associados ao cadastro base. Uma vez associado, todos os Perfis estarão disponíveis nos Métodos de Captura de Transação do Passageiro(cartão, QR Code e outros) e aceitos no Sistema operado pela CONTRATANTE, podendo ser, mas sem se limitar a smartcards, aplicativos, pulseiras e relógios. Isso significa que o cliente não terá um Método de Captura de Transação para cada Perfil, ao estarem associados a um cadastro, ajudando a evitar qualquer tipo de discriminação na apresentação do Método de Captura de Transação.

Todas as solicitações de Perfil que solicitam o envio de foto de um documento são passíveis de validação no submódulo de Validação Cadastral. As solicitações aprovadas garantirão a associação automática do perfil ao “cadastro base” do passageiro, lhe garantindo, a partir de então, os benefícios do Perfil em questão. Os perfis que solicitarem fotos dos documentos estão restritos a comprovação de seus vínculos, serão feitas automaticamente a partir da vinculação do passageiro com aquele vínculo (escolar ou empregatício).

Este submódulo é responsável pela inclusão, alteração, remoção, bloqueio e desbloqueio de Perfis. Na criação ou alteração de um perfil é possível estabelecer o nome do Perfil, sua descrição, prazo de vigência e sua posição que corresponde a prioridade no momento da cobrança da tarifa em relação aos outros Perfis. O prazo de vigência funcionará como um prazo para expiração do Perfil, contando a partir da data de sua associação ao cadastro base do passageiro. Uma vez vencido o prazo de vigência, o Perfil é desassociado do cadastro base do passageiro, deixando de aplicar os benefícios associados ao Perfil em questão. A renovação ou uma nova solicitação do Perfil poderá ser feita antes mesmo da expiração do prazo do Perfil vigente. Caso aprovada, o prazo de expiração passa a ser o da última solicitação.

Além disso, no momento da criação ou alteração do Perfil deverão ser estabelecidas quais informações e documentos serão solicitados para concessão do Perfil.

Informações que podem ser estabelecidas como parâmetros para a solicitação de um perfil são informações gerais, de contato, endereço, vínculo, social e de renda, condição e saúde. É possível também autorizar se o perfil permite acompanhantes e se necessita reconhecimento facial caso a operação esteja apta. 

Tarifa

O submódulo permite a consulta, inclusão, alteração e remoção de Tarifas. 

Este submódulo possui duas seções:

Tarifas

O cadastro da Tarifa deverá ser feito individualmente, sendo composto pelo nome da Tarifa, um valor de Tarifa técnica e um subsídio quando aplicável. O valor do subsídio, quando aplicado, será subtraído do valor da Tarifa técnica, resultando no valor da Tarifa pública que deve ser exibido de modo que demonstre seu o cálculo. A Tarifa pública será o valor cobrado dos Passageiros e onde incidirá a Política Tarifária. Ao criar ou alterar uma Tarifa, o sistema permite a associação desta Tarifa a uma ou mais Linhas.

Cada Tarifa poderá ter diferentes valores conforme o Método de Captura de Transação utilizado, sendo eles, mas sem se limitar dinheiro, cartão de transporte, QR Code, EMV (cartões bancários), sendo ainda possível a distinção do emissor do Método de Captura de Transação e a aplicação e a aplicação de um valor diferente por emissor dentro de cada Método de Captura de Transação.

Neste submódulo é possível atribuir uma data de início para as Tarifas, assim como agendar a entrada em vigor de alterações em uma ou mais Tarifas. Quando uma Tarifa for alterada, é possível que a alteração seja aplicada imediatamente nos créditos já adquiridos pelo Passageiro ou que seja definida uma data limite em que os créditos já adquiridos irão valer com a Tarifa antiga.

Linhas

Na aba Linhas, é possível visualizar as linhas cadastradas no sistema e suas tarifas associadas. Através desta listagem, é possível alterar a tarifa implementada.

Alterações por período

Este submódulo permite criar programações de dias e horários específicos para alterar as tarifas nas linhas. Através dele é possível escolher uma ou mais tarifas para alterar, definir a relação entre a alteração da tarifa e os perfis de benefícios e, também, definir quais linhas irão sofrer a alteração. 

Na listagem principal, é possível visualizar o nome da alteração, os dias e horários de vigência, quantidade de tarifas aplicadas e status (ativo ou inativo). Ao realizar uma mudança (edição) em uma alteração cadastrada, esta ficará registrada na listagem de histórico de alterações ou na área de alterações programadas caso ainda não tenha sido aplicada.

Produtos

Neste submódulo é possível verificar todos os tipos de cartões disponíveis para a venda, assim como alterar o status do produto para ativo e inativo.
Ao cadastrar um novo cartão, é necessário informar o valor da primeira emissão e da segunda via, assim como quais casos será cobrada a segunda via. Além disso, também é possível anexar uma imagem do produto e qual o emissor autorizado.

Políticas Tarifárias

Submódulo que compreende o gerenciamento das Políticas Tarifárias do sistema. Através deste submódulo é possível a pesquisa, inclusão, alteração e remoção das Políticas Tarifárias, assim como o agendamento de eventuais alterações a partir da definição de uma data em que a alteração entra em vigor. Na criação ou edição de uma Política Tarifária será possível definir: nome da política, perfil associado, valor de desconto aplicado na Tarifa na qual a Política Tarifária é aplicável, vigência, dias da semana e horários em que a Política tarifária é aplicada, limitações de uso por tempo e/ou por dia e integração.

Catracas

O submódulo permite realizar a auditoria das catracas da operação, relacionando a quantidade de giros registrados no DBD e a quantidade de embarques, em uma mesma viagem. Este submódulo apresenta as auditorias e as configurações.

Auditoria

Na listagem principal é possível visualizar as divergências divididas por dia. Ao clicar em um dia, é possível visualizar, por carro, quais motoristas estavam operando nas linhas, bem como as fotos registradas na catraca antes e depois da viagem. Ainda é possível conferir os detalhes da viagem ou sincronizar os giros manualmente.

Configurações

Na aba de configurações, é possível definir se o motorista é responsável por realizar a auditoria de catraca.

Nesse caso, antes do início de uma viagem e/ou após o término, será necessário registrar o número de giros da catraca, no aplicativo, assim como tirar uma foto do DBD com a informação.

Integrações

Permite que os gestores façam integrações temporais entre linhas, cadastrando a origem e o destino de cada integração. É possível também baixar as integrações cadastradas em CSV e exportá-las em PDF.