Instalação de Catraca do Tipo OBC-TP
Esse tipo de catraca é a mais observada na maioria das operações comuns de ônibus, controlando o fluxo de entrada de passageiros, permitindo que os mesmos consigam adentrar no veículo. Nas operações Onboard, a lista de materiais necessários são:
Um dispositivo de Bilhetagem Digital (DBD) da Onboard
Um conector DB25 soldado ao cabos mangas de 4 vias 22AWG seguindo as especificações da sua operação
Uma botoeira
Uma catraca, e que a mesma contenha dois sensores de fim de curso, também chamado de sensor de fim de giro,¹ ² e uma solenóide (responsável por permitir ou não o giro da catraca).
Equipamentos de instalação recomendados:
Um alicate universal, ou um kit e alicates.
Um multímetro com funções de voltímetro, amperímetro e continuidade.
Um rolo de fita isolante ou isolantes termo retráteis.
Um ferro de solda.
Um rolo de estanho.
Um jogo de chaves de fenda e Phillips.
A instalação deve seguir o diagrama presente na figura 33. As cores dos fios são meramente ilustrativas, atente-se às cores presentes no cabo manga soldado ao conector DBD25 que contenham os sinais de interesse, que são:
Sinal Pino do DB25
Botoeira Pino 06
NO (S1 IN) Pino 08
NO (S2 IN) Pino 20
Solenóide + Pino 07
Solenóide - Pino 19
¹ Apesar de raro, não é incomum o uso de sensores de fim do giro do tipo indutivo que é diferente do sensor por acionamento mecânico (chave ou micro switch) mostrado na figura 33. Caso isso ocorra, o fio responsável pelo envio do sinal de detecção de fim de giro por este sensor deve ser ligado ao pino 08 do conector DB25 e o resto da ligação deve seguir o manual do sensor. Caso tenha alguma dúvida contate o responsável técnico da operação ou entre em contato com a Onboard.
² A ligação mostrada na figura 33 para os sensores de fim de curso pode sofrer variações. Por exemplo, é bastante comum encontrar os pinos COM e NO ligados a algum fio ou circuito, enquanto o NC é deixado sem ligação. Para o DBD o importante é que o pino NO esteja ligado ao pino 08 e o COM a alguma referência de tensão (24V ou terra). O equipamento da Onboard possui a capacidade de detectar qual o estado inicial do sensor de fim de giro.
Fig. 33: Esquemático de ligação da catraca OBC-TP (sensor de fim de giro e solenóide). O mesmo apresenta a tensão de operação de 24V, padrão em muitos ônibus, mas deve-se ressaltar que o DBD possui a capacidade de operar em níveis de tensão entre 12V à 24V contínua (CC ou DC).