Página Principal

A página principal permite ao usuário abrir, pausar e fechar caixa, além de exibir todas as opções de venda disponíveis para o Ponto de Venda e exibir todo o histórico de vendas do turno. Veremos a seguir como utilizar cada funcionalidade.

Abertura e Fechamento de Caixa

Para realizar uma venda, o sistema exige a abertura de um novo turno.


Para abrir o turno, é possível habilitar ou não a obrigatoriedade da senha de um ponto de venda do tipo “supervisor”.

Além disso, é possível informar o valor disponível no caixa para troco.

Caso o vendedor precise se ausentar brevemente do ponto de venda, poderá pausar o turno ao invés de fechá-lo. 

Para iniciar, deverá abrir o caixa novamente.

No final do dia, poderá fechar o turno.

Na impressão do comprovante, é possível conferir os valores arrecadados por modalidade. Além disso, se houver repasses de motoristas, o comprovante também irá exibir.

Vendas

Venda de Passagens

Para vender passagens unitárias ou por linha, clique na opção “Venda de Passagens”. 

A venda de passagens unitárias, ou seja, que não são exclusivas de uma linha, poderão ser emitidas na opção “Unitária”.

A venda de passagens de linhas seccionadas (mais de uma tarifa na mesma linha) ou linhas de tarifa única é através da opção “Por Linha”.

Venda de Créditos

Para recarregar créditos na conta dos passageiros, utilize a opção de “Venda de Créditos”.

Em seguida, informe os dados do passageiro para realizar a recarga e siga com o fluxo de pagamento.

Venda de Produtos

Com base no cadastro de produtos no módulo de Bilhetagem > Produtos do BDOS, eles serão exibidos nas opções de "Produtos" na Rede de venda.

Os produtos cadastrados no BDOS podem ser:

Esta opção precisa ser habilitada com a equipe de suporte.

Repasse Motorista

Para os casos de motoristas que realizam vendas embarcadas e precisam repassar para a operação, é possível que o Ponto de Venda colete os valores arrecadados para realizar esse repasse.

Para isso, é necessário preencher os dados da viagem ou os dados do motorista.

Reserva de Passagens

Para as operações que trabalham com reserva de passagens, tanto de passageiros quanto de veículos (para o caso de balsas), é possível realizar a reserva de passagem no ambiente de Rede de Venda.

Para isso, é necessário informar qual o dia, a linha e horário que deseja realizar a reserva. Em seguida, seguir para o método de pagamento.

Nos casos de veículos, é necessário informar os dados do veículo e dos perfis do momento do embarque.

Validar Passagem

Para os casos de clientes que realizam a reserva de passagem via e-commerce, será necessário realizar a validação da passagem no momento do embarque no pedágio.

Para isso, informe os dados da passagem, confira se as informações da reserva estão conforme o veículo e passageiros do momento do embarque.

Caso queira realizar algum ajuste na passagem, será necessário realizar a cobrança dos valores adicionais do cliente.

Consultar histórico de vendas

Com o turno aberto, é possível consultar todo o histórico das vendas realizadas durante o turno corrente.

Para isso, arraste a página para a direita.

Além da conferência das vendas, é possível reimprimir passagens, comprovantes e realizar o estorno das vendas.