Menu Usuário
O menu de usuário reúne informações sobre os dados do passageiro, perfis associados e disponíveis para associar-se e dispositivos associados à conta. Neste menu também poderá ser encontrado o formulário de acesso aos dados (requisição de informações conforme LGPD) e botão para sair da conta.
Todas essas informações a operadora de transporte também tem acesso via BDOS, na área de edição de um passageiro no submódulo Passageiros.
Acesso
Para acessar a área do usuário a partir da página inicial, é necessário clicar no ícone de usuário no canto superior esquerdo da tela.
Ao abrir o menu, será possível visualizar na listagem os seguintes acessos:
Meus dados: armazena as principais informações da conta do passageiro;
Perfis: informa o status e requisições de novos perfis;
Dispositivo: disponibiliza o gerenciamento de todos os dispositivos associados a conta;
Remover conta: acessa o formulário de LGPD;
Sair: realiza o logoff da aplicação.
Meus Dados
Para acessar as informações de cadastro, clique em Meus dados.
Nesta área, é possível checar as informações pessoais, checar dados de contato e alterar a senha de acesso.
Informações Pessoais
Para atualizar uma informação, clique em Informações pessoais. Nesta área é possível alterar o nome de cadastro e adicionar documentos — documentos já adicionados e validados não poderão ser alterados. Para alterar o nome ou documento, basta clicar no campo, realizar a alteração e salvar.
Caso já tenha sido criada uma conta com o documento acrescentado, o aplicativo seguirá o fluxo de unificação de contas, requisitando fotos do usuário e do documento para validação. As solicitações serão enviadas para o módulo de Validação Cadastral no BDOS.
Dados de contato
Para atualizar uma informação, clique em Dados de contato. Nesta área é possível alterar o e-mail e telefone. Para realizar a alteração, é necessário clicar no campo, realizar a alteração e salvar.
Senha
Para alterar a senha de acesso, clique em Senha. Em seguida, siga o fluxo:
Informe a senha atual de acesso;
Digite a nova senha;
Repita a nova senha;
Confirme a alteração.
Perfis
Para solicitar benefícios ou conferir o status das solicitações, clique em Perfis.
Nesta área, todos os perfis cadastrados e com status Ativo serão exibidos ao usuário.
Status dos perfis
Na listagem com os perfis disponíveis, é possível conferir o status dos perfis nos quais o usuário está associado, podendo ser: Ativo (nesse caso, informa-se a data de vencimento do perfil), Aguardando aprovação, Bloqueado ou Reprovado.
Requisitar perfil
Para requisitar um novo perfil, o usuário precisará selecionar o perfil na listagem e seguir o fluxo de envio de documentos comprobatórios exigidos no cadastro do perfil no BDOS — para ter mais informações sobre os perfis, clique aqui.
Em alguns casos, será possível cadastrar um acompanhante.
Dispositivos
Para conferir os dispositivos associados à conta, clique em Dispositivos.
Na listagem, é possível conferir as informações de cada dispositivo, bloquear ou desbloquear, excluir e adicionar novos dispositivos (para cartões, é possível requisitar a segunda via do cartão).
Histórico do dispositivo
Na área de histórico do dispositivo, é possível conferir a data de emissão e, caso haja um bloqueio, a data do bloqueio.
Adicionar dispositivo
Para adicionar um novo dispositivo, é necessário clicar no ícone de “+” na tela. Em seguida, informe o tipo de dispositivo e siga o fluxo de adição.
Celular
Informe o número de celular;
Confirme a adição.
Cartão — informe o tipo de cartão que deseja adicionar
Nova via do cartão:
Escolha como deseja pagar a emissão da segunda via (Créditos da conta ou PIX);
Será necessário retirar a segunda via do cartão em um estabelecimento físico.
Vincular um cartão existente:
Digite o código do cartão;
Confirme a adição.
Acessório
Informe o ID do acessório;
Confirme a adição.
Histórico do dispositivo
Na área de histórico do dispositivo, é possível conferir a data de emissão e, caso haja um bloqueio, a data em que ocorreu.
Bloquear e desbloquear dispositivo
Em caso de furto ou perda de um dispositivo, é possível realizar o bloqueio do mesmo. Na listagem, é necessário selecionar o dispositivo e, em seguida, clicar em Bloquear. Por fim, confirme a operação.
Para desbloquear o dispositivo, é necessário clicar em Habilitar. Em seguida, iniciará um fluxo de validação de identidade e, por fim, a solicitação de habilitar o dispositivo será enviada para a operadora de transporte validar.