Validações

Módulo Validações

Este Módulo é responsável pela concentração das informações sobre os envios de documentos e reconhecimentos faciais dos usuários do transporte público que estão pendentes de validação manual para validação de um perfil. Sempre que uma validação não for completada automaticamente pelo sistema, ela cairá para a validação manual, realizada por um operador que por sua vez poderá aprovar, reprovar ou definir uma imprecisão. 

Submódulos

Validação Cadastral

Toda candidatura a algum perfil, tais como, mas sem limitar a Estudante, Vale Transporte, Idoso, PCD - Pessoa com Deficiência, Gestante e Obeso, serão passíveis de validação cadastral manuais ou automáticas. As informações cadastrais a serem validadas serão definidas na criação do Perfil no Módulo Bilhetagem. No momento da validação essas informações deverão estar agrupadas por solicitação, ou seja, por cadastro e candidatura. Os documentos deverão ser avaliados separadamente, mantendo o cadastro com pendências no caso da reprovação total ou parcial dos documentos.

Quando reprovado um ou mais documentos, o cliente deverá ser informado do status de sua solicitação, assim como os documentos reprovados com seus respectivos motivos. Essa informação ao cliente deverá ser feita instantaneamente após a conclusão das validações de cada candidatura. 

Uma vez aprovados todos os documentos, o cliente estará elegível e com o perfil tarifário vigente até o prazo de validade ou eventual bloqueio. 

Reconhecimento Facial

Este submódulo utiliza a tecnologia de reconhecimento facial para comparar as fotos capturadas no cadastro contra as fotos registradas, a fim de detectar possível uso indevido. No momento do embarque, o sistema deverá poder identificar usuários passíveis de auditoria para captar fotos do momento que comprovem a utilização do benefício, e armazená-las para efeitos de comparação. O veículo (ônibus), quando recolhido, transmite todas as imagens capturadas durante sua operação via Wi-Fi para o servidor. O sistema deve conseguir informar o percentual de conclusão do envio das imagens para o servidor.

Após o envio para o servidor, as imagens são encaminhadas para o motor de análise que irá comparar as imagens capturas com os cadastros dos respectivos clientes. A análise deverá ser realizada automatizadamente em no máximo D+1, com a geração dos relatórios de não conformidade. As imagens que não atingirem o score definido e parametrizável pelo [órgão gerenciador], pela Concessionária ou pela Contratada, serão enviadas para inspeção manual. O serviço de análise manual das imagens poderá ser prestado pela Contratada. Segundo regras a serem estabelecidas, o sistema deverá permitir o bloqueio dos clientes que tiverem a confirmação de fraude.

Na análise manual deverá ser possível:

a. Confirmar a regularidade do uso do benefício.

b. Negá-la apontando a irregularidade no uso do benefício e notificando o cliente automaticamente sobre o mal uso. O módulo deverá permitir ainda que o benefício seja bloqueado imediatamente ou por um número determinado de reincidências, a partir da anuência do [órgão gerenciador] com a geração de um laudo evidenciando o mau uso do benefício. A notificação ao cliente deverá ser feita pelos seguintes canais, mas sem se limitar a e-mail, SMS, aplicativo e WhatsApp.

c. Apontar alguma imprecisão na captura das imagens. O apontamento notifica o gestor responsável que deverá tomar as devidas medidas para corrigi-las através da notificação no Aplicativo de Operações. Os apontamentos poderão ser mau posicionamento da câmera, imagem obstruída, baixa resolução, baixa luminosidade, alta luminosidade ou outro motivo com um campo para descrição. Em caso de mau posicionamento da câmara, os técnicos deverão ser notificados no aplicativo de operações para o ajuste ser feito. A notificação deverá informar qual veículo está com a câmera mal posicionada.

Este submódulo possui 5 seções:

Inspeção de Imagens

Nesta seção o operador poderá visualizar e avaliar manualmente todos os usuários reprovados pelo sistema. A tela mostra um usuário por vez, disponibilizando o comparativo entre a foto de cadastro do usuário e as 9 fotos capturadas pelo sistema no momento do uso. É mostrado o score do sistema, com a avaliação comparativa em porcentagem, os dados cadastrais do usuário, os dados daquela utilização e o histórico de aprovações e reprovações, tudo para auxiliar o operador a tomar a melhor decisão. No canto inferior direito concentram-se os 3 botões de ação possíveis (aprovar, reprovar ou definir imprecisão), as quais uma delas deve ser escolhida pelo operador, para então passar para a próxima avaliação.

Inspeção de Imagens

Nesta seção o operador poderá visualizar e avaliar manualmente todos os usuários reprovados pelo sistema. A tela mostra um usuário por vez, disponibilizando o comparativo entre a foto de cadastro do usuário e as 9 fotos capturadas pelo sistema no momento do uso. É mostrado o score do sistema, com a avaliação comparativa em porcentagem, os dados cadastrais do usuário, os dados daquela utilização e o histórico de aprovações e reprovações, tudo para auxiliar o operador a tomar a melhor decisão. No canto inferior direito concentram-se os 3 botões de ação possíveis (aprovar, reprovar ou definir imprecisão), as quais uma delas deve ser escolhida pelo operador, para então passar para a próxima avaliação.

Envio de arquivos

Disponibiliza uma tabela de todos os DBDs em operação, prefixo do veículo no qual o dispositivo está instalado, linha onde o dispositivo está operando e o status (em porcentagem) do envio de arquivos de cada DBD para o servidor.

Configurações

Neste ambiente o operador pode definir todos os parâmetros relativos às reprovações. É possível definir o limiar do score necessário para que o sistema não faça a aprovação automática, detalhes de como o sistema procederá em relação ao bloqueio do usuário quando este for reprovado e período padrão de bloqueio. Além disso, também são disponibilizadas opções sobre o envio de relatórios para o poder concedente.

Liberação de Dispositivo

Quando um usuário abrir uma conta ou cadastrar um perfil no posto de atendimento e posteriormente desejar se conectar por meio de um novo dispositivo, será necessário que ele faça uma revalidação dos documentos e do reconhecimento facial (por fotos pelo celular) para confirmar sua identidade e evitar fraudes.

Este é o submódulo que concentra as ocorrências direcionadas para a validação manual destes casos.